Dicas da Grazi em Polignano a Mare

Descrever minha experiência em Polignano a Mare é reviver uma das viagens mais emocionantes da minha vida. Polignano a Mare tem um significado especial para mim. Desde a minha primeira vez que estive lá, nos meus 20 e poucos anos, já senti algo muito diferente, muito familiar, um sentimento de pertencimento com aquele lugar, um … Continue lendo “Dicas da Grazi em Polignano a Mare”

Continue lendo


Descrever minha experiência em Polignano a Mare é reviver uma das viagens mais emocionantes da minha vida.

Polignano a Mare tem um significado especial para mim. Desde a minha primeira vez que estive lá, nos meus 20 e poucos anos, já senti algo muito diferente, muito familiar, um sentimento de pertencimento com aquele lugar, um aconchego, algo como, “estou em casa”. E obviamente, na minha história faz todo sentido, uma vez que Polignano é a cidade natal dos meus bisavós paternos.

Venho fazendo um trabalho espiritual muito forte que está me aproximando das minhas raízes, na honra dos meus antepassados. Foi nesse movimento que resolvi, em junho de 2022, ir para Polignano para participar da festa mais tradicional da cidade, a Festa de São Vito, o santo padroeiro. Meu sonho era fazer a procissão via mar, e realizei! Não sei descrever em palavras o que senti. Era uma tarde maravilhosa de verão, que se encerrou com um por do sol avermelhado, com aquele visual dos barcos seguindo o barco principal com o São Vito, além das autoridades locais e o padre Don Gaetano, que abençoava todos os espectadores que ali estavam acompanhando a procissão por terra. Simplesmente uma atmosfera mágica, que ficará guardada na minha memória para sempre.

Nessa procissão, o santo é levado da Abadia de São Vito, e depois segue por terra a partir da praia de “Cala Paura”.

Já começando a anoitecer, uma queima de fogos emocionante inunda o céu. Indescritível!

A imagem de São Vito é muito forte na minha família, todos têm uma imagem do santo em casa, quase todos os descendentes levam o nome Vito, desde o meu bisavô, tios, meu pai e meu irmão.

Meu bisavô Vito veio da Itália e construiu todo seu patrimônio nos tempos áureos do café, na zona cerealista, no Brás. Meus tios avós seguiram administrando o patrimônio por ele construído.

É uma história muito bacana que merece ser detalhada em outro momento.

Voltando a Polignano, quero deixar algumas dicas para quem não conhece.

Trate-se de uma cidade com 17.797 habitantes da província de Bari, em Puglia. O núcleo mais antigo da cidade fica sobre um complexo rochoso voltado para o mar Adriático.

Para chegar a Polignano, saio sempre de Roma, via trem ou de avião até Bari e de lá pego um táxi (30min). Também é possível ir de trem (45min). O problema é chegar com as malas na estação de trem, já que não se encontra táxi facilmente. Para ir de táxi ao hotel/airbnb, o ideal é reservar antecipadamente. Seguem dois contatos de taxistas:

Umberto Scazzari: +39 371 388 8635

Franco Cassano: +39 331 306 4459

A primeira coisa a fazer em Polignano a Mare é ir para ponte e admirar a Praia Lama Monachile, é um visual que parece cenário, esse é um dos panoramas mais famosos e fotografados de toda a Puglia.

Para alcançar a praia, se percorre a antiga ponte romana do século II d.C, mas não vá esperando aquela areia branca fofa que temos aqui no Brasil. É de pedra, então sugiro comprar sapatilhas aquáticas para não escorregar e se machucar. Você encontra facilmente ali nas lojinhas da Via San Vito.

A descoberta de Polignano a Mare continua com a visita ao centro histórico que é acessado cruzando o arco Marchessale, a antiga porta de acesso à cidade.

Dali, se entra no coração da vila antiga onde se abre a pequena praça central, com os seus monumentos mais famosos, a Igreja mãe e o prédio do relógio. Cruzando os becos característicos do centro histórico, se alcança as varandas com vista para o mar. É uma paisagem estonteante.

Para se hospedar, tem várias opções legais. Eu particularmente alugo o apartamento do meu primo, a metros da praia. É um prédio pequeno, de dois andares, com dois apartamentos e elevador. No rooftop, uma vista linda lateral para o mar e a ponte Lama Monachile. Caso tenha interesse, posso passar o contato dele.

No Airbnb tem várias opções de Bed&breakfast e apartamentos super charmosos, além de diversos hotéis bacanas, dentre eles: Covo di Saraceni (esse fica na rua do apartamento que fico hospedada, bem ao lado). Localização maravilhosa, vista mar, poucos metros da praia.

Na primeira vez que estive na cidade, fiquei hospedada no tradicional Hotel Grotta Palazzese. Está situado em um rochedo com vista para o mar, e o restaurante fica em uma caverna com um visual incrível.

Hotel Grotta Palazzese

Uma das cenas do vídeo onde apresento Polignano é no espaço do Dino, o proprietário do Aquamarea, apresentado pela minha amiga Sabrina Merolla. É um mix de restaurante, bar e opções de hospedagem de quartos, em uma construção original maravilhosa na rocha, com uma vista inacreditável para o mar e a Lama Monachile.

Link: https://www.aquamarea.it/en/

Um outro lugar para se hospedar que tive boas referências é esse: https://www.bebmalu.it/it/home/

Se a ideia é ir no verão, tem várias opções de atividades. Ano passado estive na cidade por duas vezes, a primeira em junho, época super quente e com noites frescas. Em setembro, peguei o final da temporada. Ainda consegui entrar no mar, mas já estava gelado. Saí de lá dia no início de outubro e já estava ficando frio.

Fiz o passeio de lancha para percorrer a costa e conhecer as grutas, recomendo bastante. Tem a opção de passeios em grupo ou particular. Deixo aqui o contato do barqueiro famoso da região, o Dorino (Gite in barca), um típico Polignanese. Segue o perfil dele no Instagram: https://www.instagram.com/dorino_gite_in_barca/?hl=pt-br

Tem também opção de alugar um catamarã, stand up paddle, passeios de bike, diversas opções. Também não pode deixar de fazer um tour no Ape Calessino, aquelas motinhos para duas pessoas com cobertura. Indico a empresa Polignano Made in Love, os meninos são super simpáticos: Dionisio e Domenico. Seguem os contatos: 

+ 39 333 1115829 | +39 327 3312874 | Site: https://www.polignanomadeinlove.com/contatti

Para mim, o lugar mais especial e charmoso é onde fica localizada a Abadia di San Vito, onde tem a vila dos pescadores. É um lugar muito charmoso e pitoresco.

Recomendo esses 3 gostosos restaurantes para curtir um final de tarde e, para mim, o mais especial: Moonshine – La Teoria Del Gusto, onde fizemos a filmagem do meu vídeo e degustamos um delicioso café da manhã continental. Um bistrot com atmosfera super aconchegante e a comida muito boa.

Voltando ao Centro, não deixe de ir na sorveteria Super Mago del Gelo Mario Campanella, a mais tradicional da cidade, para degustar o café speciale com Amaretto, panna e casca de limão. Localizado na Piazza Giuseppe Garibaldi, 22.

Uma outra dica muito boa para um rápido lanche fica na Via Roma, do meu amigo Claudio. Ia quase todo dia ali comer a salada de polvo com straciatella. Chama-se Olio su Pane. Segue link do Instagram: https://www.instagram.com/olio.su.pane/

Outras opções rápidas:

Pescaria: Fast food de peixes. Uma pegada contemporânea e muito bacana, com proprietários jovens.

La Focacceria: a melhor focaccia da cidade. Via San Vito, 10.

Listo aqui alguns dos pratos típicos da região que se encontra nos típicos restaurantes da cidade:

Fave e cicorie: O purê de favas e chicória é um prato típico simples e bom, preparado com ingredientes da tradição camponesa da Apúlia, favas secas descascadas e chicória selvagem.

Ciceri & Tria: Ciceri significa grãos-de-bico, e neste prato simples eles são cozidos e depois temperados com azeite, pimenta malagueta e alecrim. Tria, por outro lado, é um tipo de massa frita.

Riso Patate e Cozze: Arroz com mexilhões e batatas é uma receita típica da Puglia. Não se trata de um risoto, mas sim de um arroz de forno.

Orecchiette con cime di rapa: Sem dúvida a massa mais conhecida da Puglia é a orecchiette. Em síntese, trata-se de uma massa em forma de orelhas pequenas. Você a encontrará servida com diversas combinações

Parmigiana di Melanzane: Beringela a parmegianna

Ficazella: Similar a uma pizza frita

Cozze Ripiene: Mexilhões com uma massa de pão, divino!

Guimirella: Espeto de fígado envolto em renda de porco levado à churrasqueira com folhas de louro.


Polpetinni: Pequenos polpetones

Cartelatte: Massa frita tipo de pastel com mel

Pizza dolce di ricota: Torta doce de ricota

Alguns desses pratos são encontrados na Festa de São Vito, que acontece anualmente no Brás, na creche São Vito.

Algumas dicas de restaurantes mais sofisticados que um primo me indicou:

Se quiser degustar em um Michelin, a 20 min para o Sul: https://ristoranteduecamini.it/

Outra opção em Putignano: http://www.bottegheantiche.com/

Opções de passeios nas proximidades:

Bari, uma cidade super gostosa, com um extenso lungomare. Recomendo fazer uma reserva no charmoso Restaurante Terranima, da querida amiga Georgia, chefe de cozinha especializada na típica culinária Pugliese.

Endereço: Via Putignani, 213/215. Tel: 080 52 19725 | Cel: 334 66 08 618

Alberobello

A cidade charmosa pelas suas trullis, é uma graça! Deixo a dica desse restaurante orgânico, muito bom:

https://trattoriaterramadre.it/

Sabrina Merolla

Deixo aqui o contato da minha querida amiga, que foi a responsável pelo trabalho maravilhoso que fiz para apresentar Polignano.

Ela mora a 15 minutos da cidade, em Conversano, e conhece toda a região. Ela também faz roteiros personalizados de viagem.

Youtube | Instagram

Outra dica em Polignano é sair a pé e fazer a caminhada pela costa, é um passeio mágico.

Espero que tenha ficado com vontade de conhecer esse paraíso!

Para mim, é um ritual espiritual.

Clique aqui para assistir o vídeo completo.

2 comentários em “Dicas da Grazi em Polignano a Mare”

  1. Graziella eu sou filha de Italiano, meu pai nasceu em Nápoles,
    Amo a Itália e tenho árvore geológica dos parentes italianos
    Achei esse lugar um paraíso, e adorei a sua dica,
    Qdo voltar para Itália vou fazer questão de conhecer .
    Obrigada por informar
    Abs
    Lucrecia

  2. Que linda viagem. Fotos de tirar o fôlego. Transpareceu todo o seu amor por esta região encantadora.
    Dicas generosas e especiais. Adorei. Parabéns. Bjs. Luciana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *