Touro Bandido, por Eduardo Srur

Quem já passou pela marginal e viu um touro debruçado no terraço de um edifício? Trata-se da obra “Touro Bandido” do artista plástico Eduardo Srur, muito conhecido por suas intervenções urbanas. As esculturas dos touros foram feitas para se apropriarem e questionarem as vacas do evento Cow Parade, nas avenidas Paulista e Faria Lima, em … Continue lendo “Touro Bandido, por Eduardo Srur”

Continue lendo


Quem já passou pela marginal e viu um touro debruçado no terraço de um edifício? Trata-se da obra “Touro Bandido” do artista plástico Eduardo Srur, muito conhecido por suas intervenções urbanas.

As esculturas dos touros foram feitas para se apropriarem e questionarem as vacas do evento Cow Parade, nas avenidas Paulista e Faria Lima, em 2010. Esse evento surgiu em 1998, quando o artista suíço Pascal Knapp apresentou esculturas em formato de vaca, com a intenção de provocar o riso. Para o escultor, as vaquinhas seriam a forma mais criativa de reproduzir uma tela tridimensional para os artistas locais expressarem sua arte.

Para Eduardo Srur, o Touro Bandido resgata o imaginário brasileiro, um animal que nunca foi domado em rodeios e virou lenda nacional: ‘’Para mim, a vaca ficou estéril como objeto de reflexão, e o touro fazia uma inseminação artística nela. Por tratar-se de uma ação não autorizada, tive de responder a um inquérito policial por ato obsceno, difamação e danos materiais, instaurado pelos organizadores do evento. Em minha defesa, reiterei que a arte não pode ser domesticável’’, disse o artista.

Depois disso, Srur colocou uma das esculturas no terraço do edifício onde fica seu ateliê, na marginal. Na legenda de um post no seu Instagram complementa: “do alto da torre, observa… e se prepara para atacar.”

Para saber mais sobre o artista, suas obras e intervenções, clique aqui.

touro-bandido
Touro Bandido – Eduardo Srur | Foto: Mariana Carvalho
Foto: Mariana Carvalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *