DICAS PARA O PROCESSO DE BUSCA DE UM IMÓVEL

Hoje resolvi listar aqui algumas dicas importantes para você que está em processo de busca de um imóvel. Por já ter passado por esse processo e pela minha experiência de 18 anos na área, sei exatamente os desafios que fazem parte dessa jornada.  Em primeiro lugar, determine a região de sua preferência e o valor … Continue lendo “DICAS PARA O PROCESSO DE BUSCA DE UM IMÓVEL”

Continue lendo


Hoje resolvi listar aqui algumas dicas importantes para você que está em processo de busca de um imóvel.

Por já ter passado por esse processo e pela minha experiência de 18 anos na área, sei exatamente os desafios que fazem parte dessa jornada. 

Em primeiro lugar, determine a região de sua preferência e o valor aproximado que deseja investir. Esse investimento poderá ser através de recursos próprios, ou financiamento bancário. 

Caso a ideia seja comprar através de financiamento, consulte o seu gerente para aprovar a carta de crédito e descubra o montante que será disponibilizado, bem como o valor da parcela. 

O melhor dos mundos é consultar empresas especializadas na área de financiamentos, como a Credihome, que fazem uma “varredura” em todos os bancos e descobrem as melhores taxas. É a melhor escolha, pois são empresas focadas nesse nicho, mais ágeis e têm contato com todos os bancos, além de oferecer várias soluções diferentes. 

É muito comum o cliente já sair procurando imóveis com um corretor sem saber se o banco vai aprovar o crédito, ou sem saber o montante. Isso gera um desperdício total de tempo, pois no momento da proposta, o cliente recebe a informação de que o crédito é menor do que imaginava e faz com que o corretor perca tempo procurando uma opção com valor mais elevado. 

Para o processo de busca, peça indicações, pesquise por corretores e/ou imobiliárias especializados na região do seu interesse. Isso é de extrema importância, já que o profissional especialista vai te dar o suporte completo nesse processo. 

Dicas para a busca de um imóvel

Já no momento da busca, lembre-se de checar: 

  1. Se existe a possibilidade de subir prédio ao redor.
  2. Se o valor do condomínio e IPTU é compatível para aptos daquela determinada metragem. Caso o condomínio esteja alto, veja se não tem parcela extra e quando termina.
  3. Como funciona o esquema da vaga no dia a dia e onde está documentada, ou se não está em documento algum.
  4. A disposição do sol.
  5. Se a planta permite fazer as alterações necessárias para suas necessidades.
  6. Quem são os vizinhos e a questão do barulho no prédio/rua.
  7. Se a imobiliária vai fazer a análise de débitos condominiais, caso seja apartamento.
  8. Quando estiver na fase de contrato, cheque as taxas cartorárias e o valor do ITBI, pergunte como funciona os horários permitidos pelo condomínio para realizar a mudança, e empresas que realizam a mudança e içamento de móveis, se necessário.
  9. Quando efetivar a compra, peça para que o vendedor passe o contato dos prestadores de serviço (jardineiro, eletricista, e por aí vai), altere os nomes das contas de água, luz, condomínio, internet, IPTU.

Cada um no seu tempo e processo

O processo varia de pessoa para pessoa. Eu, por exemplo, sou muito decidida e sei bem o que quero, então para mim sempre foi fácil, até por ser da área isso facilita muito. Mas independente disso, já vi diversos processos, desde os mais “cabeludos” e demorados, desde brigas de “egos”, até outras complicações e os mais simples e rápidos. 

Já acompanhei processos de busca por 1 ano, pois não conseguíamos achar algo que brilhasse os olhos da cliente, como já vendi o primeiro imóvel que mostrei. Isso pode mudar a partir do quão maduro você está. 

Às vezes você tem uma ligação emocional forte (apego) no imóvel que reside e precisa vender primeiro, ou ainda não está maduro para pedir o preço real do mercado. Muitas vezes ainda não está certo do bairro ou mesmo o tipo do imóvel: casa, cobertura ou apartamento. 

Muitas vezes, o cliente pode gostar do imóvel logo de cara, mas por ser o primeiro, fica inseguro, pede para checar mais opções e perde a anterior, isso é muito comum. O corretor pode ter sido certeiro e mostrado o imóvel que encaixou com o perfil, então fique atento. 

Cada um no seu tempo e processo. Sei exatamente a importância da compra de um imóvel, um dos bens mais caros que podemos vir a adquirir, uma ou mais vezes na vida. 

Ah, e a última dica. Por mais que a imobiliária disponha de um jurídico próprio e neutro, contrate você um advogado especializado na área que vá analisar e defender o seu lado no negócio. 

Boa sorte no seu processo de busca! E caso queira o auxílio de algum de nossos corretores especialistas nessa jornada, entre em contato conosco.

Um abraço,

Grazi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *