Design Weekend

À partir de hoje, dia 10, até o dia 14 (domingo) irá acontecer em São Paulo a 5ª edição da Design Weekend, um festival urbano que tem o…

Continue lendo


À partir de hoje, dia 10, até o dia 14 (domingo) irá acontecer em São Paulo a 5ª edição da Design Weekend, um festival urbano que tem o objetivo de promover a cultura do design e suas conexões com arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social, negócios e inovação tecnológica.

São diversos eventos independentes, simultâneos e integrados por um programa oficial. O DW! compreende palestras em instituições educacionais, visitas guiadas em galerias e ateliês, exposições, instalações, intervenções artísticas e urbanas, circuitos temáticos, concursos, festas e lançamentos de produtos em lojas e showrooms.

Serão 150 estabelecimentos integrantes entre lojas, shoppings, museus, instituições de ensino, galerias, entre outras – que totalizam 250 atrações durante toda a semana.

Com esse leque de opções fica difícil escolher o que visitar. Assim, selecionamos algumas indicações retiradas dos sites Veja SP e Folha:

Made e Casa Cor Arte & Design, no Jockey Club
Primeira feira voltada ao design autoral no Brasil, a Made – Mercado, Arte, Design – promove agora a sua 4ª edição. Galerias consagradas e jovens designers exploram principalmente o trabalho coletivo. A feira também conta com instalações e palestras. O espaço Casa Cor Arte & Design apresent a mostra 3x Design, que reúne o mobiliário, gastronomia e moda do Brasil, Itália e também do Cariri, no nordeste brasileiro. Cada um desses lugares ganha um pavilhão com diversas experiências sensoriais.
Avenida Lineu de Paula Machado, 1173, Butantã. Terça (9) a domingo (14), 12h às 21h. R$ 20.

Praça dos sonhos
A arquiteta e urbanista Mariana Crego criou uma cenografia especial para uma praça na al. Gabriel Monteiro da Silva, um dos pontos do DW!. Uma estrutura com placas acrílicas iluminam o espaço de maneira futurista e o visitante pode deixar recados, desejos e declarações, relembrando a tradicional brincadeira de escrever as iniciais com canivete no tronco de árvores. No sábado (12), o quarteto Spallaria faz para uma apresentação no espaço.

Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1.064, Jardim América. Dias 10 a 14. Concerto de cordas: dia 12, às 16h.

Araquém Alcântara, na Neobambu
Imagens da natureza brasileira – principalmente a queimada das matas -, clicadas pelo fotógrafo serão apresentadas na loja. A mostra tem curadoria de Guilherme Torres.

Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1280, Jardim América. Quarta (10) a sexta (12), 10h às 19h; sábado (13), 10h às 14h. Gratis.

Lab & Factory
Uma grande galeria a céu aberto com mais de 1 000 metros quadrados de paredes grafitadas, além de food trucks, exposição de peças de design e shows fazem a programação da Pracinha da Oscar Freire, curada por Kiko Sobrino. Apresentam seus produtos designers como Ruy Othake, Renata Moura, Sérgio Matos e Natasha Schloback. A música é selecionada pela Rádio Eldorado e a gastronomia fica por conta do Tuck Burger, Graxa e Los Mendozitos. O curador também criou uma série de palestras em parcerias com a FAAP, que serão ministradas no Lab & Factory, um dos hubs do evento. Confira a programação completa no site do Jardins Design District e faça a sua inscrição.

Pracina da Oscar Freite. Rua Oscar Freire, 974, Jardins. Quarta (10) e quinta (11), 11h às 21h; sexta (12) e sábado (13), 11h às 22h; domingo (14), 12h às 19h. Grátis.

Lab & Factory. Rua da Consolação, 2900, Consolação. Quarta (10), quinta (11) e sexta (12), palestras às 12h, 15h e 18h. Doação de 1 quilo de alimento não perecível.

Belas Artes
A instituição oferece diversas palestras e debates com nomes relevantes do setor, com o tema “90 anos de economia criativa: o business de arte e design”. Na programação estão as convidadas internacionais Marva Griffin, fundadora e curadora do Salão Satélite de Milão, e Pascale Mussard, diretora criativa da grife Petit h, da Hermès. As incrições gratuitas podem ser feitas no site da faculdade.

Rua José Antonio Coelho, 879, Vila Mariana. Terça (9) a sexta (12), 8h30 às 21h. Grátis.

A programação completa você confere no site oficial do festival.
Via: Folha, Veja SP e Lab & Factory (imagens)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *