USP promove passeio por sampa modernista

Muitas vezes, quando moramos numa cidade nosso olhar fica viciado e deixamos de prestar atenção nos detalhes que compõem nosso patrimônio…

Continue lendo


Muitas vezes, quando moramos numa cidade nosso olhar fica viciado e deixamos de prestar atenção nos detalhes que compõem nosso patrimônio histórico e artístico. Foi pensando nisso que a USP criou o Giro Cultural com o tema modernismo passando por vários pontos turísticos importantes do século 20. Para participar, basta se inscrever pelo site gratuitamente.
O passeio começa no ponto de encontro na estação Alto do Ipiranga. Com duração de quatro horas, o roteiro é feito dentro de um ônibus executivo com três paradas. A primeira é no Jardim da Independência em frente o Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga.

Há duas monitoras, uma especializada em história da arte outra em arquitetura, ambas estudantes de pós-graduação da USP e elas explicam com detalhes as características do modernismo e sua influência nas construções, na política, cultura e nos movimentos artísticos.
Durante o caminho ao centro da cidade, é possível ver casarões históricos do bairro do Ipiranga, de estilo eclético com direito a explicações sobre arquitetura e estilos.

Além disso, passa-se pelo Parque D. Pedro, pelo Mercado Municipal, chegando no Teatro Municipal com direito a uma visita guiada.

Seguindo o percurso, passa-se pelo bairro de Higienópolis, pelo edifício da FAUUSP da rua Maranhão e a última parada no MAC – Museu de Arte Contemporânea da USP, que funciona no Ibirapuera desde 2008.

Do alto do oitavo andar é possível ter uma vista incrível da região, do parque, obelisco, Auditório Ibirapuera, av. 23 de Maio, Instituto Biológico e outros edifícios.

Serviço:
O passeio acontece todos os sábados às 10h
Duração: 4 horas
As inscrições gratuitas devem ser feitas por e-mail. São 40 vagas.
Acesse o site para mais informações Giro Cultural USP

Dica: mesmo que o site informe que as vagas já estejam esgotadas, ligue ou escreva um e-mail porque eles fazem lista de espera, telefone (11) 3721 5720 ou [email protected].
Atenção: Lista de espera: Em função de desistências de ultima hora, é disponibilizada uma lista de espera no local. O embarque é feito conforme a ordem de chegada, havendo disponibilidade e liberado às 10h

Via: Passeios Baratos em SP; Fotos via Giro Cultural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *