Mural é descoberto atrás de uma parede falsa na Oca

A Oca, pavilhão de exposições, foi aberta no ano de 1954 mostrando episódios da história do país. “Quando foram montar a mostra que celebra…

Continue lendo


A Oca, pavilhão de exposições, foi aberta no ano de 1954 mostrando episódios da história do país.

“Quando foram montar a mostra que celebra os 60 anos do Ibirapuera em cartaz desde o ano passado, funcionários do Museu da Cidade, órgão da prefeitura responsável pela Oca, descobriram que atrás de um muro falso do subsolo estava um quinto painel da famosa “Exposição de História de São Paulo”, evento que inaugurou o prédio. “

Essa parede falsa de madeira que esconde o mural deixa dúvidas nos funcionários devido ao estilo, cores e composições da pintura, que serão esclarecidas somente quando a parede for removida e analisada. Com isso, foi fechado um acordo com o Bank of America, que vai financiar as obras orçadas em R$ 400 mil.

“ Em estado precário, todos os murais precisam passar por uma readequação estrutural, para que não descasquem de deus suportes de madeira. No caso do mural no subsolo, a abertura no muro falso deixa ver manchas de mofo que precisarão ser removidas. “

A ideia é no dia 25 de janeiro aniversario de São Paulo, montar uma exposição na Oca junto da obra recém-descoberta, reunindo pela primeira vez esse conjunto desde 1954, após a restauração.

Via: Folha de SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *