Parklet no centro de São Paulo homenageia a azulejaria

Sergio Sampaio, arquiteto responsável por trazer os parklets para o centro de São Paulo, instalado primeiramente na região da República, teve a…

Continue lendo


Sergio Sampaio, arquiteto responsável por trazer os parklets para o centro de São Paulo, instalado primeiramente na região da República, teve a intenção de homenagear a técnica que simboliza os primórdios da arte de rua : a azulejaria. Hoje em dia, essas artes passaram a ser protegidas por grades, muros e paredes.

“Ainda assim, a beleza da composição e a exposição pública de um desenho artístico que se mistura à história da arquitetura brasileira fazem a visita valer a pena. O autor dos ladrilhos é o mineiro Alexandre Mancini, único representante da Fundação Athos Bulcão, criada pelo próprio Bulcão, o maior azulejista brasileiro e cujas obras mais relevantes são de 1950 a 1970. “

“Artistas de rua devem observar a azulejaria como referência”, diz Mancini. Mas, para ele, embora haja uma raiz comum, existe uma diferença fundamental entre murais de azulejos e os demais: a perenidade. Assim como os diamantes, os azulejos são para o resto da vida.

Fonte: Revista VEJA.ABRIL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *