Vila Itororó

A Vila Itororó foi construída como conjunto residencial de casas de aluguel pelo imigrante português Francisco de Castro em 1922, em homenagem ao…

Continue lendo


A Vila Itororó foi construída como conjunto residencial de casas de aluguel pelo imigrante português Francisco de Castro em 1922, em homenagem ao centenário da independência do Brasil. O nome da Vila Itororó tem sua origem na fonte homônima Itororó – “água barulhenta” em tupi – que continua viva no local. A fonte que alimenta o rio, hoje soterrada debaixo da Avenida 23 de Maio, é a mesma que deu origem à primeira piscina privada de São Paulo.

Considerado um visionário por Mário de Andrade, Francisco de Castro ergueu a Vila Itororó usando os destroços da cidade, principalmente os restos do Teatro São José, que funcionou de 1903 até 1923 na frente do Teatro Municipal, onde hoje se encontra o Shopping Light. As carrancas, os leões e as cariátides são elementos que Francisco recuperou do antigo teatro.
O projeto de renovação da Vila é baseado na proposta dos arquitetos Décio Tozzi e Benedito Lima de Toledo. Enquanto mantém as principais características do conjunto arquitetônico, cria uma nova infraestrutura para que a Vila Itororó possa funcionar de acordo com as normas atuais e em diálogo com a as expectativas com relação a esse espaço.

A partir do 10 de abril, às 19h, o público poderá visitar o canteiro de obras, conhecer o projeto e propor soluções e abordagens em consonâncias com suas expectativas, enquanto os primeiros edifícios são restaurados para serem reabertos a partir de 2016.
Acompanhe a elaboração da programação deste primeiro final de semana (sábado 11 e domingo 12 de abril) na nossa página Facebook.

Seguimos abertos/
Sábado e domingo, 11 e 12/04, das 12h as 18h

A partir do dia 13/04/
Segunda a sexta, das 11h as 17h

Rua Pedroso, 238
Próximo ao metro São Joaquim
Bela Vista

Para mais informações, escreva para [email protected]

CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO
A entrega da Vila Itororó renovada será feita por partes:
– 2015 – abertura do canteiro de obra: criação de um centro cultural temporário como parte do programa de educação patrimonial e abertura do acesso à praça central da Vila
– 2016 – entrega de 4 edificações renovadas
– 2017 – entrega de 5 edificações renovadas
– 2018 – entrega final

Via: Prefeitura de São Paulo
Fotos: Arco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *