Antepassados da Grazi

A casa onde nasceu o avô libanês da Grazi, localizada em Roum, no Líbano, foi publicada na revista Lebanon Art & Architecture, clicada pelo…

Continue lendo


A casa onde nasceu o avô libanês da Grazi, localizada em Roum, no Líbano, foi publicada na revista Lebanon Art & Architecture, clicada pelo fotógrafo Jack Sakabedoyan.
A casa secular, conta muito da história arquitetônica libanesa, e ainda pertence a família.

Com materiais típicos, a principal característica arquitetônica são as numerosas colunas, os arcos, as cúpulas, as decorações com mosaicos e arabescos.

Nas construções de casas ou palácios, geralmente a porta da rua, está localizada num pátio, onde no centro, frequentemente existe uma fonte de água corrente, e onde todos os quartos rodeiam o pátio, por meio de um corredor que circunda o pátio e possui colunas que sustentam a cobertura, permitindo que apenas uma parte lateral seja aberta, voltada para o jardim, e a fonte.

Esse ambiente cria um ambiente sombreado e muitas vezes acompanhado de plantas, ou outros tipos de vegetações, que favorecem conforto térmico para as construções que geralmente estão situadas em regiões muito quentes. Tecidos, tapetes, almofadas, cortinas, longos sofás ou divãs, alem de objetos artesanais, compõem o ambiente interno.

Além, claro, das ornamentações que recobrem todas as superfícies, mascarando a estrutura, sem evidenciar nenhum ponto central em especial, mas criando todo um conjunto que acaba chamando a atenção. Os arquitetos árabes, em geral, se baseiam em três elementos que constituem as características típicas da arquitetura oriental: ordem geométrica, harmonia, e o uso de luz e da caligrafia, para ornamentar os detalhes.

Outro tipo de material muito usado nas construções árabes foram os muxarabis, que segundo as tradições árabes permitia que as mulheres olhassem o exterior, sem deixar, no entanto, que estranhos vissem sua beleza, além de proporcionar ventilação e iluminação, mas mantendo a privacidade. Os muxarabis foram usados de maneiras diversas e agradaram o mundo, que continua usando-os em suas arquiteturas até hoje em projetos modernos, veja algumas fotos:

Gazeta de Beirute | edição 57 | http://bit.ly/1M3DuNJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *