Grazi na Duomo di Firenze

Domingo passado fui visitar Firenze e obviamente conheci a Duomo di Firenze ou Basílica di Santa Maria del Fiore. Molto bella!

Um rebuscado…

Continue lendo


Domingo passado fui visitar Firenze e obviamente conheci a Duomo di Firenze ou Basílica di Santa Maria del Fiore. Molto bella!

Um rebuscado gótico de clores claras com um exterior super impactante sob qualquer ângulo.

Fiquei super curiosa para saber sua história e pesquisei um pouquinho sobre ela.

Começou a ser construída em 1296, recebendo a consagração apenas 140 anos depois. A fachada atual em um enorme e magistral trabalho de mosaico em mármores coloridos branco, verde e rosa em estilo neogótico demorou ainda mais – foi concluída em 1887.

Em 1903 terminaram-se as monumentais portas de bronze, com várias cenas em relevo e outras decorações.

Sua face interna é mais discreta, porém ainda assim reserva alguns detalhes preciosos a exemplo das ruínas da antiga catedral dedicada à Santa Reparata que ali existia (cripta) e um afresco de Giorgio Vasari (cúpula).

Abriga o Museo dell’Opera del Duomo, com obras de Donatello e outros artistas. Sobre a porta de entrada há um relógio colossal com decoração em pintura de Paolo Uccello, e acertado de acordo com a hora itálica, uma divisão do tempo comumente empregada na Itália até o século XVIII, que dava o pôr-do-sol como o início do dia.

Três detalhes que não podem passar despercebidos são a monumental cúpula de Bruneleschi – repleta de engenhosas soluções para sustentar a lanterna e o telhado a mais de 50 metros de altura, o campanário projetado por Giotto – uma das obras da arte gótica e da primeira renascença italiana, considerada de fundamental importância para a História da Arquitetura, e a pintura Dante e a Divina Comédia, de Domenico di Michelino.

Vale a pena conhecer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *