Bretagne

Continuando nosso projeto sobre os principais halls fotografados por nossos corretores, o Edificio Bretagne, localizado na Avenida Higienópolis,…

Continue lendo


Continuando nosso projeto sobre os principais halls fotografados por nossos corretores, o Edificio Bretagne, localizado na Avenida Higienópolis, inaugurado em 1959, possui 174 apartamentos com tipologias diferentes.
Foi um projeto do João Artacho Jurado, responsável pela construção de diversos edifícios residenciais em São Paulo, principalmente na região de Higienópolis. Apesar de não ser arquiteto, Artacho Jurado idealizava os prédios e pedia para algum arquiteto assinar as plantas.
O edifício foi pioneiro no bairro no que diz respeito à infraestrutura de lazer, com bares, salão de festas e uma praça interna com jardins e piscina. O prédio possui implantação em L, com as fachadas principais voltadas para sudeste e sudoeste e cinco núcleos de circulação vertical.
O Bretagne é o ponto máximo do estilo extravagante de Artacho Jurado, denotado pela corajosa profusão de materiais, formas e cores fortes.
Uma curiosidade sobre o edifício é que a revista inglesa Wallpaper apontou o Bretagne como um dos melhores edifícios para viver no mundo.

Via: Livro Monolito – Higienópolis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *