11

Arte e Arquitetura: “Sampa versus Buenos” por Vivian Mota

11

São Paulo e Buenos Aires são comparadas em diversos momentos. Ambas as cidades possuem diversos marcos arquitetônicos que são referências em todo o mundo.

A designer Vivian Mota, idealizadora do estúdio Rabiscorama, após acompanhar o projeto Paris versus New York, do designer Vahram Muratyan, e durante uma viagem para a capital argentina – onde reparou diferenças e similaridades com a capital paulista – criou o projeto Sampa versus Buenos. Conforme seus desenhos foram sendo desenvolvidos, a artista percebeu que haviam muito mais semelhanças do que divergências entre as duas cidades.

Em suas ilustrações, a designer busca um tema comum e cria um “duelo” com um representante para cada cidade, alguns exemplos são: Edifício Banespa vs Edifício Kavanagh, Galeria do Rock vs Bond Street, Cemitério da Consolação vs Cemitério da Recoleta, Liberdade vs Barrio Chino, Estação da Luz vs Estación Retiro, e muitos outros.

Veja suas ilustrações e saiba mais sobre o projeto, a seguir.

2

10

O projeto “Sampa versus Buenos” inciou de forma intuitiva, “a princípio, fui desenhando ícones com os quais eu tinha mais familiaridade (não é a toa que a primeira imagem é Mônica x Mafalda e existem diversas outras relacionadas a quadrinhos, desenhistas e grafiteiros) e o restante foi surgindo por pesquisa e sugestões”, afirma a designer.

15

7

Suas ilustrações passam por diversos tópicos culturais, artísticos e até mesmo culinários, exaltando a riqueza de São Paulo e Buenos Aires. A arquitetura das capitais não poderia ser deixada para trás e, claramente, é destacada através das ilustrações que comparam edifícios e lugares icônicos de ambas as cidades como podemos ver nas imagens aqui destacadas.

13

16

Para ver todas as ilustrações realizadas por Vivian Mota, acesse o site oficial do projeto.

Via Arch Daily


Categorias: Sem categoria

Tags: